terça-feira, 1 de dezembro de 2009

OFICINA DO TP 2 - ANÁLISE LINGUÍSTICA


Realizada no dia 23 de novembro de 2009 a oficina do TP 2, unidade 6, contou com a participação 35 cursistas em Juazeiro – BA . Nela foram discutidas as concepções de gramática, tipos de ensino e análise linguística de maneira reflexiva e interativa. Utilizou-se a música “Morda a minha Língua” ( Eliana Printes) para iniciar a discussão sobre a Língua Portuguesa, suas concepções e ensino. Todo mundo “mordeu a Língua” e estabeleceu relação entre a letra música e o dia-a-dia do professor.
Os professores reconheceram que sempre de sentiram a necessidade de ensinar gramática de modo diferente, mas não sabiam como fazê-lo e colocaram o desejo de não mais ensinar a gramática para simplesmente apresentar a metalinguagem e escrever bem nos moldes clássicos, mas para permitir a reflexão e a livre articulação da língua, promovendo e estimulando a competência comunicativa do aluno.
Após essa conclusão, houve um momento de fundamentação teórica com a leitura do texto de referência "Questões ligadas ao ensino de gramática", páginas 36 e 37 do TP 2, seguida de uma discussão sobre a postura do professor de Português, o trabalho com a gramática e a importância dada as atividades de análise linguística em sala de aula.
Com toda teoria na ponta da Língua foram vivenciadas situações de análise linguística e os professores ficaram muito empolgados com as atividades práticas, foi um momento bastante produtivo.
No final, os cursistas soltaram a Língua e confessaram que tiraram dúvidas, ampliaram os conhecimentos, adoraram as sugestões, ressignificaram conceitos e se sentiram felizes com a possibilidade desenvolver um trabalho significativo.
Foi maravilhoso perceber a empolgação e o desejo fazer cada vez melhor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário