quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

VARIEDADES LINGUÍSTICAS

“Ninguém fala errado, todo mundo fala o idioma usado em sua comunidade”

A OFICNA SOBRE VARIEDADES LINGUÍSTICAS FOI BASTANTE DINÂMICA E MOVIMENTADA. NELA FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE OS TIPOS E NÍVEIS DE VARIEDADES E PENSAR NA NORMA CULTA COMO UMA DAS VARIEDADES EXISTENTES E NÃO COMO A MELHOR, A QUE DEVE SER SEMPRE UTILIZADA .
OS PROFESSORES VIVENCIARAM SITUAÇÕES NAIS QUAIS UTILIZARAM UMA LINGUAGEM FORMAL OU INFORMAL, COM UM MAIOR OU MENOR NÍVEL DE MONITORAMENTO EM TEXTOS ESCRITOS E ORAIS E PERCEBERAM QUE A EFICIÊNCIA COMUNICATIVA DEPENDE DA ADEQUAÇÃO A SITUAÇÃO E AO INTERLOCUTOR.
FOI BASTANTE SIGNIFICATIVA A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE QUE HÁ UMA SUPERVALORIZAÇÃO DA LINGUAGEM CULTA, MESMO QUE DE MANEIRA INCONSCIENTE, EM SALA DE AULA E QUE OS TRABALHOS SÃO GERALMENTE REALIZADOS COM AS VARIEDADES RURAL E SOCIAL OU COM O OBJETIVO DE SUBSTITUIR A VARIEDADE PELA NORMA CULTA.
UTILIZOU-SE TEXTOS DOS AUTORES MARCO BAGNO E STELLA MARIS COMO FUNAMENTAÇÃO TEÓRICA E A PARTIR DELES PENSAMOS NAS POSSIBILIDADES DE TRABALHOS SIGNIFICATIVOS EM SALA DE AULA.

VEJA ABAIXO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INTERESSANTES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO DA REEDUCAÇÃO SICIOLINGUÍSTICA:

•Fazer o/a aluno/a reconhecer que é possuidor de plenas capacidades de expressão, de comunicação;
•Levar o aluno a tomar consciência da escala de valores que existe na sociedade em relação ao uso da língua(não significa aceitar ou submeter-se a ela);
•Garantir o acesso dos alunos e das alunas a outras formas de falar e escrever;
•Conscientizar o alunado de que a língua é usada como elemento de promoção social e também de repressão e discriminação;
•Trabalhar para a inserção plena dos alunos e das alunas na cultura letrada, por meio das práticas de letramento;
•Promover o reconhecimento da diversidade linguística como uma riqueza da nossa cultura, da nossa sociedade, ao lado de outras diversidades culturais.
(Marcos Bagno )

ELES TAMBÉM RECEBERAM ALGUMAS SUGESTÕES DO LIVRO “Nós cheguemus na escola, e agora? / Stella Maris Bortoni-Ricardo)”
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:

1. IDENTIFICAR NAS ATIVIDADES DE SALA DE AULA ALGUNS EXEMPLOS QUE SÃO CONDUZIDOS QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE NA VARIEDADE PADRÃO;
2. FAZER LEVANTAMENTO DE REGRAS DE VARIAÇÃO PRESENTES NA LINGUAGEM DE AMIGOS E FAMILIARES OBSERVADOS DURANTE VÁRIOS TIPOS DE INTERAÇÃO;
3. GRAVAR A SI MESMO INTERAGINDO COM COLEGAS, FAMILIARES E PROFESSORES E IDENTIFICAR POSTERIORMENTE AS REGRAS VARIÁVÉIS NO SEU REPERTÓRIO;
4. GRAVAR DOIS DISCURSOS DE APROXIMADAMENTE 5 MINUTOS CADA UM, SENDO O PRIMEIRO PLANEJADO E O SEGUNDO NÃO;
5. RECOLHER EXEMPLARES DE LITERATURA POPULAR (CANÇÃO, CONTOS, TROVAS, POEMAS, NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA PESSOAL, HISTÓRIAS DAS FAMÍLIAS), APRECIANDO E DESCREVENDO SUAS CARACTERÍSTICAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS;
6. IDENTIFICAR EM DOIS TEXTOS (O PRIMEIRO ORIGINALMENTE ESCRITO E O SEGUNDO, A TRANSCRIÇÃO FIEL DE UM TEXTO FALADO) AS CARACTERÍSTICAS FORMAIS E FUNCIONAIS DAS DUAS MODALIDADES.
7. APRESENTAR VÍDEOS E SOLICITAR QUE OS ALUNOS IDENTIFIQUEM TRAÇOS QUE CARACTERIZEM A VARIEDADE LOCAL.

(Nós cheguemus na escola, e agora? / Stella Maris Bortoni-Ricardo)

FOI UM TREM BÃO DEMAIS ESSA OFICINA!




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